Independente de qual a sua idade ou tipo de pele, os cuidados do dia a dia são práticas indispensáveis para manter o viço e a saúde e a beleza da cútis. Fatores como alimentação, estresse e exposição ao sol, estão associados ao processo de envelhecimento cutâneo, surgimento de manchas e outros problemas que podem ser facilmente prevenidos com uma boa rotina de cuidados!
Rotina preventiva: os benefícios do dia a dia de cuidados
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional de São Paulo, cuidar da pele a partir dos 25 anos de idade ajuda a garantir uma aparência mais jovem e saudável no futuro. O envelhecimento cutâneo está associado à perda celular, de tecidos, fibras e da barreira protetora que mantém a hidratação da pele. Os cuidados necessários e específicos para o seu tipo de pele podem ajudar a desacelerar o processo de envelhecimento, além de garantir que a epiderme esteja sempre hidratada e saudável.
Nos primeiros anos da idade adulta, a partir dos 25 anos, os sinais do envelhecimento começam a aparecer: pequenas rugosidades (rítides) e marcas de expressão, manchas e outros. O uso do filtro solar, assim como o do hidratante, são essenciais para manter a epiderme íntegra e prevenir alterações na barreira cutânea e os efeitos da radiação. Os fotoprotetores, quando associados a outros cosméticos, podem ajudar a reverter e evitar esses sinais.